segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Rio volta ao Topo!

Um final de ano espetacular para os clubes cariocas. Tirando o foco da discussão da rivalidade entre os torcedores e falando do estado em si, realmente é um fim de temporada pra se comemorar.


Os matemáticos Oswald de Souza e Tristão Garcia davam como 99,2% de chances de ao menos um time carioca cair.

Entretanto, o futebol prova mais uma vez que não é uma ciência exata, por isso é um esporte tão apaixonante.

O título do Flamengo conquistado de forma incontestável, vencendo nessa reta final, Palmeiras, Náutico, Corinthians, Atlético Mineiro, todos fora de casa.

E o Fluminense com a sinergia com seus torcedores, provando que a torcida faz sim a diferença, apoiando nos treinos, jogos, aeroportos. Nunca na história do Brasileirão houve uma arrancada tão espetacular para um quase inevitável descenso.

E luta do Botafogo mesmo com suas oscilações, venceu Palmeiras, São Paulo, Inter, jogos que a mídia esportiva considerava derrota certa.


Tudo isso fez com que o futebol carioca terminasse o Brasileirão da melhor forma possível diante das possibilidades.

Com a volta do Vasco a Série A, teremos novamente os quatro grandes da elite para 2010. E isso é importante também para os clubes cariocas, pois terão menor desgaste com viagens e concentração durante o Brasileirão.

Para completar o término favorável para os cariocas, o Duque de Caxias conseguiu uma excelente 8ª posição na Série B, onde sua pretensão era lutar para não ser rebaixado, e será o representante do estado na segundona de 2010.

Já na terceirona teremos o Macaé, que brilhantemente conquistou o acesso com o vice- campeonato da Série D. E como os representantes da D são escolhidos após os campeonatos estaduais, (são dois de cada estado) o Rio terá depois de muitos anos, representantes em todas as divisões.

Uma memorável reação do futebol mais charmoso do país, que constantemente é alvo de deboche da imprensa paulista.

Este ano de 2009 tivemos o campeão da primeira e da segunda divisão do Brasileiro, um vice-campeonato da Copa Sul-Americana e um acesso a terceirona. Além de pelo segundo ano seguido fazer a artilharia do Brasileirão, ano passado Washington pelo Fluminense (21 gols) e este ano o Imperador Adriano pelo Flamengo, com 19 gols.

Ah, a turma o Tietê, André Rizeck, Paulo Morsa, Osmar de Oliveira, Benja, Neto (que nem sei o que ele está fazendo na TV), entre tantos outros que não perdem tempo em debochar do futebol carioca, devem passar semanas procurando lances polêmicos e lamentando por erros que expliquem o fracasso do futebol paulista no campeonato.

Se os grandes mantiverem suas bases, com algumas boas contratações, a nova década promete ser ainda melhor.

Viva o Futebol Carioca, mais uma vez estamos no topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário