segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Para ficar na história


O Brasileirão 09 sem dúvida foi o melhor da era de pontos corridos, não só pela disputa acirrada pelo título e rebaixamento, mais também pelos desafios e resultados improváveis.


Quem apostava no quase aposentado Pet? Na verdade nem mesmo a diretoria, que o trouxe como parte de um acordo para reduzir sua dívida com o jogador e retirar ações na justiça. E olha o resultado, foi líder e cérebro de um time, sendo o destaque do Brasileirão. Também no rubro negro, o técnico Andrade era questionado sobre suas inexperiências como treinador, e levou o clube de coração ao título.

O Fluminense nem precisa falar muito, sua campanha na reta final fala por si. Passou 27 rodadas na zona de rebaixamento, sendo 8 na lanterna. Com uma reação espetacular depois da chegada de Cuca, o time das Laranjeiras conseguiu resultados inacreditáveis como a virada contra o Cruzeiro, fazendo do tricolor a quarta melhor campanha do returno, se livrando da segundona.

E os times mais modestos considerados rebaixados mesmo antes de começar o campeonato (eu era um desses) como Barueri, Avaí. Realizaram belas campanhas, com o tubarão chegando à belíssima sexta colocação.

Neste campeonato não houve resultado certo, a lógica não prevaleu, a matemática era furada e a atual hegemonia paulista foi quebrada. O Flamengo foi campeão sem ganhar nenhum dos dois turnos e sem nem mesmo ser líder uma única vez, até a penúltima rodada.

A mesma situação inusitada aconteceu com o Coritiba. O Coxa foi rebaixado na última rodada sem ter dormido nenhuma vez na zona da degola. E o tricolor carioca precisava de seis vitórias e um empate nas últimas sete rodadas para não ser rebaixado, e entrou para história ao conseguir.

Um brasileirão de grandes viradas, melhor média de público da era pontos corridos e a volta dos grandes craques aos times Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário