quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pontos corridos, títulos seguidos

O presidente da CBF, Ricardo Texeira, disse em um evento ontem em Belo Horizonte que a formula de pontos corridos do Campeonato Brasileiro irá continuar.

“O campeonato por pontos corridos é uma maravilha. Das 20 equipes que participam, três ou quatro, no máximo, não têm muito a fazer na competição. Temos cinco, no mínimo, disputando o primeiro posto. Mais três em busca de uma das quatro primeiras colocações. E seis brigando para não cair. É um campeonato de altíssimo interesse”, disse.

Entretanto, uma coisa me intriga.
Há pouco tempo atrás, quando o Palmeiras manteve por rodadas sete pontos de vantagem para o segundo colocado, existiam rumores nos bastidores do futebol que a Globo articulava a volta do sistema de playoffs, já que a disputa pelo título só tramitava na mão dos paulistas.

Os clubes que ficassem de fora da fase final receberiam até mesmo uma compensação financeira da TV para poder adotar o sistema. E claro, os grandes do Rio foram os primeiros a acenarem a favor da mudança.

Então, será que se o campeonato fosse entregue fácil ao Palmeiras como parecia ser até rodadas atrás, o sistema de pontos corridos seria defendido com tanta veemência pelo presidente da CBF ao fim do ano?

Seria tão absurdo afirmar que a incopetência do Palmeiras deu sobrevida era de pontos corridos?
E se o São Paulo leva de novo? Seria o quarto título seguido, aumentando o abismo entre os demais times, principalmente entre os de fora do estado.

Mudanças para 2011 não estão descardas, afinal, o dinheiro constrói argumentos. E em se tratando de futebol brasileiro, CBF e TV Globo, uma maior oferta financeira pode mudar tudo em questão de semanas.

Foto: Divino Advincula/ PBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário