terça-feira, 7 de abril de 2009

Futebol entre quadro paredes



O campeonato carioca não consegue se livrar do estigma de ser um torneio politicamente polêmico. As decisões mais importantes e mais badaladas são realizadas fora das quatro linhas e infelizmente, dentro de quatro paredes.


Mesmo já estando nas semifinais do segundo turno, duas fortes polêmicas agitam os bastidores.

Rebaixamento

A primeira é em torno do rebaixamento, onde muito se questiona se há ou não há a necessidade de uma partida extra entre Cabofrienese e Volta Redonda para definir o segundo rebaixado, já que ambas terminaram com 15 pontos na classificação geral.

O regulamento do campeonato diz que se mais de duas equipes terminarem empatadas, deverá ser realiado jogos extras. Pois bem, ai é que está a brecha em que o Voltaço tenta se beneficiar.

O regulamento diz, "mais de duas" e não somente duas, como foi o caso, portanto nos critérios de desempate, saldo de gols, o Voltaço fica na frente.

O Presidente da Federação carioca de futebol, Rubens Lopes, afirmou após a rodada de domingo, em um programa de mesa redonda da CNT, que além do Mesquista, o segundo time rebaixado é a Cabofriense, já que o time do Voltaço possui melhor saldo.

O tricolor da região dos lagos logo se manifestou contra a decisão, eviando uma petição reclamando da interpretação da regra, e a Federação já voltou atrás. Uma uma junta arbitral analisará e julgará o caso, mas o resultado só sairá na semana que vem, adianto o sofrimento das duas torcidas.

Semifinais

Realmente está difícil a FERJ tomar uma decisão soberana neste campeonato. Agora o problema é com as datas da realização das semis.

O regulamento (o qual não tem servido muito ultimamente), diz que o time que obter mais pontos na Taça Rio, fará a semifinal no domingo. O texto é bem claro e define a data do jogo, mas através de pedidos (ou ordem), da Globo, a ordem das partidas foram alteradas.

Levando em consideração que Flamengo x Fluminense dará mais audiência, a TV "solicitou" que Vasco e Botafogo joguem no sábado.

O Botafogo logo questionou a decisão da TV, mais vai falar o que? Já antecipou sua cota de direito de transmissão de 2010, do carioca e do brasileiro. Sou restou abaixar a cabeça e dizer "pois não patrão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário