terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Especial Volta Redonda 33 anos

O Planeta Bola abre espaço para fazer uma justa homenagem ao Volta Redonda Futebol Clube, pelos seus 33 anos de existência.

O clube é um dos caçulas de nossa região se comparado aos centenários Barra Mansa e Resende.

Entretanto, entre suas poucos mais três décadas de vida, existe uma história vitoriosa que o coloca em destaque não só entre os limites do estado, mas com uma excelente projeção nacional.

A fundação do Volta Redonda Futebol Clube ocorreu numa tarde de segunda-feira, no dia 9 de Fevereiro de 1976, na sala de reunião da Federação Carioca de Futebol, com a presença das diretorias do Clube de Regatas Flamengo de Volta Redonda (representante da cidade da época), da Associação Atlética Comercial e de representantes da prefeitura do município.

A foto acima é uma relíquia para a história da cidade e do futebol, se refere a reunião de fundação do Volta Redonda, com a presença do presidente de Federação Carioca de Futebol, Octávio Pinto Guimarães, Presidente de Confederação Brasileira de Desportos, Heleno Nunes e o prefeito Nelson Gonçalves. (da esquerda para direita). Foto cedida do arquivo pessoal de Ronald Jarbas, um dos fundadores do time.

Logo depois de ser criado, o Voltaço já viveu momentos de euforia. O dia 1° de maio de 1976, dia do Trabalhador, foi uma grande marco para a cidade, que se tornou centro das comemorações no país. E o então presidente da República, general Ernesto Geisel, visitou a cidade especialmente para a inauguração do Alto-Forno 3 da CSN.


Neste dia foi disputado um jogo comemorativo entre o Voltaço e o Flamengo, que contou com a ilustre presença de Zico (foto). Esta partida também foi marcada pelo maior público registrado na história do Estádio Raulino de Oliveira: 30.383 pessoas contabilizadas no borderô do jogo.

Entre fatos marcantes gravados na história do clube, está a espectacular campanha no Campeonato Carioca de 2005, quando foi campeão da Taça Guanabara e vice do carioca.
Em 2006, novamente realizou uma bela campanha, desta vez na Copa do Brasil, ficando entre os oito melhores time do país.
Desde a reconstrução do Estádio Raulino de Oliveira, agora chamado de Estádio da Cidadania, o Voltaço ganha destaque na imprensa nacional, demonstrando que com um bom planejamento, o futebol do interior pode medir forças com os grandes clubes do Brasil.

Sua maior invencibilidade foi de 36 partidas em seu estádio. A maior série invicta da história do clube começou na derrota para o Botafogo por 2 x 1, na reinauguração do estádio, em 17 Abril de 2004 e terminou com o mesmo Botafogo, desta vez na última partida da fase de classificação da Taça Guanabara, em 23 de Março de 2005.

Títulos do Volta Redonda:

Nacionais – Vice Campeonato Brasileiro Série C: 1995
Estaduais – Vice Campeonato Carioca: 2005
Taça Guanabara: 2005
Campeonato Carioca 2 Divisão: 3 vezes ( 1987, 1990, 2004)
Copa Rio: 4 vezes ( 1994, 1995, 1999, 2007)
Outras Conquistas: Torneio incentivo 1979
Torneio José Lemos 1979
Campeonato do Interior: 3 vezes ( 1994, 1995, 1998)
Copa Finta Internacional 2005
Ilustração: Ata de fundação do Volta Redonda Futebol Clube

Um comentário:

  1. Legal Willian!
    Muito bacana as fotos, arquivo histórico mesmo.
    Abraços!

    ResponderExcluir