quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Arbitragem: Jogo do resta 1

Menos de uma semana depois do chororô demasiado do presidente do Palmeiras, Belluzzo, a moeda mudou de figura. Após o erro grotesco do árbitro Elmo Resende no jogo de ontem entre Palmeiras e Sport, a diretoria do verdão se pronunciou dizendo que não tem nada a ver com isso, se o time pernambucano sentiu prejudicado que corra atrás do seu prejuízo.

Na lógica tudo bem, não tem mesmo, mas foi um tapa na cara de quem há quatro dias atrás pedia a moralidade no futebol, dizendo que podia haver esquemas de favorecimento entre os times. E agora Belluzzo, você está fazendo parte do esquema?

Para a CBF que já havia afastado Simon devido ao erro anterior, não restou muita opção a não ser afastar também Elmo Resende. Esse por sinal continuou errando até mesmo no dia seguinte ao jogo, quando preencheu a súmula entregue a CBF, ele errou o nome do autor do gol, creditando Diego Souza ou invés de Danilo, e errou também o tempo do gol, descrevendo aos 42 ao invés de 39.

O STJD disse que se o Sport se sentir prejudicado e tiver provas suficientes para apresentar, a partida poderá ser anulada. Sinceramente, acho muito difícil que isso ocorra ainda mais se tratando em benefício de um time pernambucano. Porém, é bom lembrar que o resultado de 2 x 2 também não foi bom para o Palmeiras, a quem um novo jogo poderia ser uma ótima chance de recuperar os pontos perdidos em casa.

E se a moda pega a cada erro gotresco de juízes, o Brasileirão iria demorar uns três anos para terminar, com cada partida sendo disputada umas cinco vezes.

Ainda bem que o campeonato deste ano está acabando, por que do jeito que anda tendo erros de arbitragem e a CBF punindo os retirando os árbitros, o próprio Ricardo Texeira teria que comandar o apito na última rodada.

Foto: Súmula/Site CBF

3 comentários:

  1. O juiz anotou o gol para o jogador errado, pode consertar?

    ResponderExcluir
  2. O juiz anotou na sumula gol para outro jogador, ele pode consertar o erro e indicar o jogador correto?

    ResponderExcluir
  3. Olá. Muito pertinente sua pergunta.
    O Juiz só pode consertar o erro durante o preenchimento da súmula. Após entregue, não há mais como modificar o documento, conforme informa o Manual dos Arbitros da CBF.
    O preenchimento com informações incorretas, como aconteceu com o senhor Elmo Resende, fere o artigo 266 do Estatuto do Torcedor,(Lei 10.671/2003), prevendo uma pena de 60 a 360 dia de suspensão.

    ResponderExcluir