segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Pontos corridos ou mata mata?


Com o Brasileirão se encaminhando para sua reta final dois pontos vão ficando bem evidentes: o primeiro é que teremos mais uma vez um paulista como campeão, o sexto em sete desde a modificação para pontos corridos.

O segundo ponto é que também nos sete anos de disputa de pontos corridos sempre há no mínimo um clube carioca agonizando para não ser rebaixado.

Algumas correntes do futebol Brasileiro, principalmente nordeste e o próprio Rio já vêem com bons olhos a retomada do sistema antigo de disputa, o mata – mata.
A TV Globo maior interessada pela volta do sistema, acena até mesmo para possibilidade de uma compensação financeira para os clubes que não se classificarem para a outra fase, já que esses acabam por tirar férias mais cedo, perdendo cotas de TV e venda de ingressos.

Para quem conhece a estrutura do futebol carioca, sabe que no atual sistema demoraria muitos anos para que o estado voltasse a conquistar um título, estamos anos luz atrás de outras gestões de clubes empresa.

No jogo de maior público e renda do ano, em todos os campeonatos, o Fla x Flu, levou mais de 84 mil pessoas ao maraca, gerando uma renda de mais de 1 milhão de reais.
E mesmo assim, a dupla carioca não levou sequer 1 centavo para casa, pois toda a parte que lhe eram de direito foi penhorada por dívidas trabalhistas e governo.

Particularmente, sou a favor da volta do mata – mata, a emoção de jogos eliminatórios ainda meche com a cabeça dos torcedores. Sinto falta de finais, de jogos memoráveis e zebras inimagináveis.

Hoje, um time bem compacto como o Avaí ou de muita qualidade como Goiás teriam todas as possibilidades de serem campeões em playoffs. Já nos pontos corridos, podem no máximo, espremendo o elenco conseguir a quarta vaga para a seletiva da libertadores.

Enquanto não muda, se é que irá mudar nos vamos fazendo as apostas do mini campeonato paulista e saber qual dos grandes de SP será campeão.

Pontos Corridos:

2003 – Cruzeiro
2004 – Santos
2005 – Corinthians
2006- São Paulo
2007 - São Paulo
2008 - São Paulo
2009 – ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário